Translate

03 maio 2010

Itaú e Cliente

Prezados amigos,

Gostaria de relatar uma história triste de preconceito que sofri por parte do Banco Itaú, que me negou financiamento imobiliário devido ao meu histórico de câncer. Considero um assunto de extrema importância para todos os pacientes de câncer e gostaria de contar com sua ajuda na divulgação deste fato. De acordo com a advogada Antonieta Barbosa, “nenhuma Instituição pode excluir um cidadão do acesso ao Sistema Financeiro Nacional, isso seria atentar contra os direitos básicos do cidadão. Se uma pessoa fica a margem do sistema bancário ela vai conseguir financiamento ou empréstimo onde? Com os agiotas???”. Entrei com uma ação contra o Banco Itaú, não com o objetivo de negociar algumas migalhas, mas sim com o objetivo de levantar a discussão relevante sobre esta conduta claramente inaceitável de uma instituição financeira brasileira. Não busco nenhum acordo, apenas que a justiça se pronuncie, que um maior número de pessoas tenha conhecimento deste fato e que outros cidadãos portadores de câncer não passem pela mesma situação.

Breve apresentação

Em 2007 tive um câncer de mama. Na ocasião morava em Brasília, onde tive uma carreira de sucesso no Banco do Brasil e depois ingressei como professora na UnB. Para o tratamento decidi retornar à São Jose do Rio Preto SP, minha cidade de origem, onde há um centro médico de referência. Fiz todo o tratamento, cirurgia, quimioterapia, hormonioterapia. Enfim, aprendi muitas coisas boas também e mudei a minha vida em função disso. Deixei Brasília em 2008, após minha licença médica, me estabeleci em São José do Rio Preto, passei em concurso na Universidade de São Paulo, onde atualmente sou professora na FEA de Ribeirão Preto. Faço meus exames periódicos e estou ótima, sem intercorrências.

A História
Solicitei um financiamento ao Banco Itaú no final de 2009 para adquirir um imóvel para minha mãe. Nos documentos havia um formulário de Declaração de Saúde, havia também a informação de riscos excluídos, onde constava que não haveria cobertura para morte ou invalidez por doença comprovadamente existente antes da data de assinatura do contrato. Então não tive dúvidas de informar a verdade (até com orgulho), pois considerei isso justo, uma vez que a Seguradora não poderia dimensionar este risco.
Passei em todas as etapas de avaliação porque tenho uma situação financeira estável, mas quando chegou na Seguradora solicitaram todos os meus exames e um laudo médico, o que foi rapidamente providenciado – me encontrava em fase de acompanhamento, com todos os exames negativos.

Apesar disso, o Banco Itaú cancelou meu processo e apenas colocou no site que havia sido cancelado pela Seguradora, nem mesmo me avisou por telefone (rotina que vinha sendo realizada periodicamente, afinal eu era uma cliente vip, do Itaú personalité). Após meus telefonemas, eles informaram declaradamente que se tratava do histórico de saúde.

Eu me senti muito prejudicada, humilhada e angustiada com isso. Afinal, depois de passar por um tratamento rigoroso, ter o acompanhamento de médicos competentes, o Banco Itaú estava julgando a minha perspectiva de viver ou morrer? Com que elementos? Além do problema emergente de resolver a situação financeira da compra do imóvel.
Pedi o empréstimo a outra instituição, que não me perguntou nada sobre minha saúde e felizmente deferiu rapidamente o empréstimo. No contrato há uma cláusula de doença pré existente que não é coberta pelo seguro, o que considero adequado e o que eu imaginava que ocorreria na operação com o Banco Itaú.

Na ocasião do fato eu achei inacreditável que isto poderia estar ocorrendo e busquei obter claramente a resposta. Acho que, não só eu, mas todos os cidadãos portadores de câncer têm direito a uma reparação por parte do Banco Itaú. Não gostaria que outros passassem pela mesma situação. Portanto, peço somente que divulguem a quem possa interessar, da melhor forma possível.

Um abraço e obrigada,

Solange Garcia

5 comentários:

  1. Boa Tarde Solange,
    Imagino seu aborrecimento perante esta situação. Não é fácil ter de lidar com o peso da doença e ainda ser discriminada.
    Confesso não entender porque o empréstimo foi negado, visto que a doença é anterior a assinatura do mesmo, desobrigando a seguradora a arcar com eventuais danos financeiros.
    Também entendo que a seguradora agiu ilegalmente ao negar o contrato por conta do seu histórico patológico.
    Compreendo sua revolta e sou solidária a ela.
    Com carinho
    Ana

    ResponderExcluir
  2. Oi Solange, voce pode me dizer qual foi a instituiçao que aceitou seu financiamento?

    obrigada

    mjbpimenta arroba gmail.com

    ResponderExcluir
  3. Solange, gostaria de saber tambem qual banco ou seguradora aceitou sua proposta de financiamento, pois isto que voce relatou é muito comum ocorrer.
    responder para: fmarruda@zipmail.com.br

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde Solange. Está acontecendo a mesma história com minha esposa. será que vc poderia nos orientar um pouco mais, para que possamos buscar nossos direitos deste absurdo? nandosi1507@gmail.com

    ResponderExcluir
  5. Acabei de ter o mesmo problema com o banco Santander. Me negou devido ao meu histórico de câncer.

    ResponderExcluir