Translate

06 março 2010

Cada vez mais prodígios



A lista dos vinte e quadro jogadores de xadrez que obtiveram o título de Grande Mestre, o reconhecimento da qualidade de um enxadrista, apresentam algumas curiosidades. O jogador mais jovem a conseguir este feito foi Sergey Karjakin, da Ucrânia, que em 2002, com 12 anos e 7 meses, obteve o título de GM. Dois anos depois, com 13 anos e 3 meses e 27 dias, Magnus Carlsen, da Noruega e atual número 1 do ranking, também obteve o título de Grande Mestre. E dois anos depois Parimarjan Negi, um indiano, também conseguiu este feito, também com 13 anos e 3 meses, mas com 22 dias.

O 24º. da lista de jovens prodígios é Bobby Fisher, que em 1958, com 15 anos e 6 meses e 1 dia, obteve seu título. Bobby Fisher, por sinal, é o único campeão mundial desta lista, e também o único que obteve antes da década de noventa. O feito de Fisher merece ser louvado já que foram necessários 36 anos para que outro jogador obtivesse o título de Grande Mestre mais cedo que ele.

A figura mostra a distribuição dos prodígios do xadrez ao longo das décadas. Dos vinte e quatro enxadristas mais jovens, 18 obtiveram o título de GM no novo milênio.
Esta distribuição tem uma justificativa: a difusão dos programas de xadrez, que permitem que um jovem enxadrista possa treinar sem precisar jogar com jogadores mais fortes que moram perto da sua casa.

Outro ponto interessante da lista é que a mesma registra quatro países com três enxadristas (Hungria, Índia, Ucrânia e EUA), dois países com dois enxadristas (China e França) e o restante com um enxadrista (incluindo um jogador do Peru). Ou seja, é uma lista bem democrática, mostrando o poder dos programas de xadrez. Considerando a antiga URSS, o número de prodígios seriam cinco, indicando que o predomínio soviético no xadrez talvez seja coisa do passado.

Mas a lista ainda registra a participação de duas mulheres somente: Judith Polgar, da Hungria, e Koneru, da Índia. Por enquanto.

Finalmente, para se ter uma idéia sobre a dificuldade de obtenção do título de Grande Mestre, o Brasil, 27º. País no xadrez, possui 7 GMs.

Nenhum comentário:

Postar um comentário