Translate

03 fevereiro 2010

Especialistas da CIA

Segundo o The Guardian (New mission for CIA agents: help boost Wall St profits, Daniel Nasaw, 3/2/2010), a partir de uma livro do reporter Eamon Javers, as instituições financeiras estão contratando especialistas da CIA para ajudar na detecção de mentiras.

Os especialistas procuram pistas verbais e comportamentais para saber se as declarações são "honestas". Num caso descrito por Javers e relatado pelo The Guardian, funcionários da CIA ajudaram clientes de um fundo de hedge. O objetivo do fundo era saber se a apresentação financeira de uma empresa era verdadeira ou não.

Num episódio, numa apresentação de uma empresa UTStarcom, uma pergunta sobre o reconhecimento da receita não foi respondida de maneira direta, sendo considerado pelos especialistas uma forma de "evitar" o comentário. No trimestre seguinte o resultado da empresa trouxe surpresa para o mercado pelo fato das receitas estarem abaixo do esperado.

Num episódio do seriado Lie to me é relatado uma situação parecida, onde o especialista em mentiras escuta notícias financeiras para determinar se os executivos das empresas estão falando a verdade ou não.

Nenhum comentário:

Postar um comentário