Translate

26 novembro 2009

Rir é o melhor remédio

O 'rir é o melhor remédio' de hoje não é visual. Mas uma notícia de Portugal. Um padre pecador, uma jovem formosa e um problema paroquial. Mas observe a contabilidade no meio da notícia.

Amor leva padre a abandonar paróquias
Jornal de Notícias - 25/11/2009

O padre Rui, de 26 anos, perdeu-se de amores por Fátima quando ela ainda era menor. Pediu aos pais da amada autorização para o namoro, mas como estes não anuíram esperou pelos 18 anos de Fátima para ficarem juntos.

Nas três freguesias de Celorico de Basto onde o padre Rui pregava a palavra de Deus, a ida do sacerdote de 26 anos para parte incerta levando consigo uma jovem paroquiana de 18 anos divide opiniões. As populações de Basto Santa Tecla, Carvalho e Borba não conseguem fugir à discussão do assunto do momento e, em frente ao café, com o sugestivo nome de Bons Costumes, bem junto da igreja de Carvalho, todos têm algo a dizer.

"Se ele tinha hipótese de comer uma sardinha fresca não ia comer uma velha", atirou um cliente do pequeno café. Já Carminda Ferreira, que privou de perto com o padre Rui e conhece ainda melhor a jovem Fátima, atira as culpas para o "amor" e elogia a coragem do prior, que "assumiu as responsabilidades e não ficou para aí a pecar às escondidas". Frequentadora da igreja, Carminda garante que Rui, como padre, cumpria o seu dever e a "população não tem razão de queixa" e absolve-o. "São dois jovens. Era pior se fossem dois homens, como agora parece estar na moda", concluiu.

O padre Rui, natural de Caniçada, Vieira do Minho, estava há pouco mais de um ano na região mas, segundo os populares, já há muito que "caía de amores" por Fátima, uma jovem que fora abandonada pela mãe e que vivia desde tenra idade com pais adoptivos. Foi ao casal que o padre terá pedido a mão de Fátima e a permissão para namorar, prometendo abandonar o sacerdócio, mas a pretensão foi-lhe negada numa terra onde o conservadorismo católico está ainda muito enraizado.

Cassilda Magalhães, 72 anos, cunhada do pai adoptivo de Fátima, contou, ao JN, os capítulos finais da passagem do padre por aquela terra.

"A Fátima fez 18 anos no dia 10. No domingo seguinte, festejou os anos em casa e o padre foi à festa, e, logo no dia seguinte, segunda-feira, ao fim da tarde, foram embora", recordou. Cassilda está ainda incrédula e não tem coragem de se encontrar com a família adoptiva de Fátima, que está inconsolável. "Apaixonaram-se, mas fizeram mal em sair daqui. Dezoito anos é idade da loucura", afirmou. Em Borba, onde residia na companhia da irmã de 20 anos, o padre Rui era bem visto, apesar da sua juventude ter criado alguma estranheza na população. "Era novo mas respeitava toda a gente. Constava-se que a pequena vinha aqui a casa fazer limpeza mas isso era mentira. Ela vinha cá para conviver com a irmã do padre", afirmou, ao JN, uma transeunte.

João Cunha, um dos elementos da Comissão Fabriqueira de Borba, recorda um padre que "convivia pouco com o povo porque se metia muito em casa", mas era "de contas", porque tinha toda a contabilidade em "ordem".

Rui Manuel Saraiva Pereira, pároco em Basto, Santa Tecla e Borba da Montanha, foi ordenado padre em Braga, no dia 20 de Julho de 2008. A decisão da equipa responsável pelas ordenações sacerdotais do seminário diocesano de Braga teve algumas "dúvidas" antes autorizar a cerimónia, até porque o jovem apresentava vários sintomas de depressão.

"O jovem suscitou algumas dúvidas aos responsáveis pela ordenação", referiu fonte ligada ao seminário. Em caso de "manifesta necessidade", as ordenações sacerdotais, mesmo quando os estudos académicos estão terminados, podem ser adiadas por períodos não inferiores a um ano. No caso do jovem sacerdote, não chegou a haver qualquer adiamento.

Um comentário:

  1. Porque ninguem intrevista a irmã dele Marisa ela compactuou com tudo, inclusive levou a pela mão. quando se foram embora.

    ResponderExcluir