Translate

24 novembro 2009

Gênio norueguês


Dentro de alguns meses, Magnus Carlsen provavelmente assumirá o posto de primeiro jogador no rating de xadrez. Se isto ocorrer, como se espera, o norueguês de 18 anos será o enxadrista mais jovem, desde que o ranking foi criado, a chegar ao topo.

A diferença entre Magnus e o atual primeiro colocado no ranking, o búlgaro Topolov, é de menos 10 pontos. E Magnus já ultrapassou o atual campeão do mundo, o indiano Anand.

Recentemente, Magnus venceu o torneio mundial de xadrez rápido, deixando em segundo lugar Anand (Topolov não participou). No confronto contra Anand, o terceiro (outro jovem brilhante, Karjakin), o quarto (o ex-campeão Kramnik, um dos quatro ex-campeões que participaram) e o quinto (Grischuk), em oito partidas, ele ganhou todas.

Ele era o jogador mais jovem do torneio. (O mais velho era o ex-campeão Karpov, que iniciou bem o torneio – chegou a estar em terceiro – mas caiu de produção). (fonte: aqui. Vide aqui um vídeo mostrando uma partida de Carlsen no torneio).

Enquanto isto, o xadrez brasileiro possui poucas possibilidades de ter um grande mestre entre os maiores do mundo. Atualmente o Brasil é considerado pela FIDE - a entidade que regula o xadrez - em 25o. lugar. Dos cem melhores jogadores brasileiros, somente um – Vitor Shumyatsky, filho de um professor russo de matemática da Universidade de Brasília – possui menos de dezesseis anos, muito embora cinco nasceram na década de 90.

Nenhum comentário:

Postar um comentário