Translate

26 novembro 2009

Resistência ao Valor Justo

Contabilidade: Companhias pretendem desafiar adiamento de norma sobre valor justo
Rachel Sanderson, Peter Smith e Nikki Tait, Financial Times, de Londres, Sydney e Bruxelas
Valor Econômico - 26/11/2009

Algumas das maiores multinacionais da Europa estão se preparando para desafiar as medidas de Bruxelas para adiar a introdução das novas regras globais de contabilidade dentro da União Europeia (UE).

Quatro companhias procuradas pelo "Financial Times" disseram que vão tentar usar as chamadas normas IFRS 9 como contabilidade pro forma para 2010 e poderão começar a preparar os números para uso interno para este fim de ano.

Outras grandes empresas poderão preparar suas contabilidades como se as novas regras estivessem valendo, em paralelo com as demonstrações financeiras oficiais, segundo afirmam companhias de contabilidade.

A UE chocou a comunidade contábil neste mês quando adiou a implementação da reorganização radical preparada pelo Conselho de Normas Internacionais de Contabilidade (International Accounting Standards Board, ou Iasb), na maneira como as instituições financeiras avaliam seus ativos. O adiamento ocorre logo depois da implementação das novas regras na maior parte do mundo fora os Estados Unidos.

A decisão da UE significa que as companhias europeias não poderão usar oficialmente as regras enquanto empresas de mais de 80 países, fora os EUA, o farão. Isso irritou muitas multinacionais, especialmente no Reino Unido, que acreditam que ficarão em desvantagem competitiva. Essas companhias alegam que as novas regras são uma melhoria para as empresas e os investidores.

Funcionários da Comissão Europeia afirmam que querem mais tempo para avaliar se a mudança levaria as companhias europeias a informar um número maior de seus ativos aos preços correntes de mercado. Os críticos desse sistema afirmam que isso pode levar a uma maior volatilidade das contas.

Sob a reorganização, os empréstimos, ou os títulos parecidos com empréstimos, serão mantidos aos preços que os bancos pagaram por eles, desde que a parte da firma que os tiver sob controle não realize negócios no mercado. Tudo mais será mantido pelo valor justo.

Analistas de bancos acreditam que isso vai reduzir a proporção de ativos mantidos a preços de mercado, que é de cerca de 50% nas grandes companhias europeias.

Pauline Wallace, sócia de regulamentação da firma de contabilidade PricewaterhouseCoopers (PwC), diz que para algumas empresas o sistema IFRS 9 produz "números mais significativos" que o atual IAS 39.

A decisão da UE, que se seguiu a pedidos das nações do G-20 por regras mais claras, em resposta à crise financeira, revelou uma profunda divisão entre as instituições financeiras europeias.

Bancos e seguradoras britânicos, o ING, o Deutsche Bank e a seguradora italiana Generali estão entre os que defendem a adoção em breve do IFRS 9 para uso neste fim de ano, segundo consta nas minutas de uma reunião de um comitê.

No entanto, bancos franceses a italianos, seguradoras alemãs e autoridades reguladoras europeias como o Banco Central Europeu (BCE) são a favor do adiamento de uma decisão até o ano que vem.

Douglas Flint, diretor financeiro do HSBC, acredita que a decisão da UE coloca as companhias europeias em desvantagem. As empresas que estão a favor do IFRS 9 também o veem como um virtual passo para um conjunto global único de padrões contábeis, incluindo a convergência das regras do Conselho de Normas de Contabilidade Financeira (Financial Accounting Standards Board, ou Fasb), o órgão que elabora as normas contábeis americanas, com as do Iasb.

Nenhum comentário:

Postar um comentário