Translate

19 junho 2009

Quem ganha...

Receita da Terco Grant Thornton cresce 15% com adoção da nova lei
Valor Econômico - 19/6/2009

Com um peso cada vez maior das áreas de consultoria e tributos, que já representam cerca de 50% dos negócios, o faturamento da Terco Grant Thornton deve crescer 15% no ano fiscal encerrado em julho, para R$ 110 milhões.

Segundo Mauro Terepins, presidente da firma de auditoria e consultoria, se 2007 foi o ano das ofertas públicas de ações e 2008 das fusões e aquisições, 2009 tem gerado grande volume de serviço com a adaptação das companhias abertas às mudanças contábeis trazidas pela Lei 11.638 e também com a auditoria de grandes empresas - nacionais e internacionais - de capital fechado.

O crescimento dos negócios levou a Terco, que tem cerca de 650 colaboradores, a alugar mais um andar do prédio onde fica sua sede, na região da Berrini, em São Paulo. Neste ano, a empresa deve contratar cem trainees.

Segundo Terepins, a parceria com a Grant Thornton coloca a empresa numa situação favorável para disputar mercado com as chamadas "Big Four" do setor de auditoria - PricewaterhouseCoopers, Deloitte, Ernst & Young e KPMG. "O mercado era muito concentrado e precisava de alternativa", diz ele, destacando que muitas multinacionais, que no exterior são auditadas por uma das quatro gigantes, escolheram a Terco aqui no Brasil para alguns serviços. "Até para evitar conflito de interesse", lembra ele.

Mesmo ressaltando a fatia maior de mercado entre grandes empresas, ao destacar que a Terco Grant Thornton audita hoje o balanço de "quase 40 companhias abertas", Terepins faz questão de enfatizar que o foco da empresa no segmento de pequenas e médias empresas não foi deixado de lado. "A gente nunca perde a origem. Dos nossos cerca de 1,3 mil clientes ativos hoje, 500 são do 'middle market'", afirma.

Ao ser questionado sobre se ainda há forte demanda de empresas de menor porte para se estruturar para o processo de abertura de capital, como ocorreu em 2007, o presidente da Terco é categórico ao dizer que "o sonho de virar companhia aberta da noite para o dia acabou". Por outro lado, no entanto, ele afirma que as empresas que ficaram de fora da euforia do mercado há dois anos, por falta de estrutura interna de controle e auditoria, aprenderam uma lição. "Se quiser entrar no mercado, esteja pronto. Quem não fizer, vai ficar para trás", afirma.

Assim, segundo ele, mesmo sem a corrida existente em 2007, as empresas médias têm buscado profissionalização, seja para facilitar empréstimos bancários, investimentos de fundos de participação ou captações no Brasil ou no exterior.

Em relação ao mau desempenho das ações de algumas empresas que abriram capital entre 2006 e 2007, o presidente da Terco negou culpa das auditorias. "Os agentes que impulsionaram [a onda de ofertas] não foram os auditores", afirmou, acrescentando que as empresas foram auditadas pelas maiores do mercado, como as "Big Four" e a Terco. "Se algumas não foram bem, foi por problemas do mercado", disse Terepins, que considera que as companhias tiveram, de um modo geral, preocupação em melhorar a governança.

Nenhum comentário:

Postar um comentário