Translate

07 abril 2009

Distribuição de Dividendos

30 de Março de 2009 - As incertezas em relação aos rumos da crise internacional e a escassez de crédito no sistema financeiro criaram um dilema entre as empresas brasileiras de capital aberto: distribuir os lucros obtidos no ano passado aos acionistas ou segurar os resultados para enfrentar uma possível piora do cenário? Várias companhias reconhecidas no mercado como boas pagadoras de dividendos optaram por seguir um caminho intermediário. Deixaram no caixa uma parte do lucro, mas sem reduzir substancialmente o pagamento de proventos.

(...) A legislação determina que todas as companhias abertas reservem no mínimo 5% do resultado do exercício. Caso decidam reter uma parcela maior, o valor não pode ser considerado no cálculo do dividendo mínimo obrigatório, equivalentes a 25% do lucro. (...)

A destinação dos resultados e o gerenciamento do caixa por parte das empresas costumam render polêmica. Antes da crise e mesmo após o agravamento das condições de mercado, a manutenção de recursos dentro da companhia era alvo constante de críticas de investidores.

A decisão de manter os recursos dentro da empresa depende ainda de como a administração projeta os impactos da crise sobre o fluxo de caixa. (...)

Empresas usam lucro para reforçar caixa - 30/3/2009 - Gazeta Mercantil


É por este motivo que os autores de finanças consideram a distribuição de dividendos uma das três decisões financeiras de uma empresa. (As outras duas: investimento e financiamento)

2 comentários:

  1. Prezado Doutor Tibúrcio,

    Se possível agradeço o esclarecimento desta dúvida:

    Uma acção adquirida pelo valor nominal a meio do exercício (por hipótese a 1 de Julho), só recebe metade do dividendo por acção?

    E se tiver sido adquirida com prémio de emissão?

    Atentamente

    Rui Pinto
    Maputo
    Moçambique

    ResponderExcluir
  2. Olá Doutor Tibúrcio, estou com uma dúvida e gostaria de uma opinião.
    Penso em abrir o capital de minha empresa, mas não na forma legal, torna-la uma S.A. apenas usando a idéias de investir capital nela, e gostaria de saber como eu farei a distribuição de dividendos, quero saber se a porcentagem que eu estipulo é com relação ao resultada da empresa já subtraido o pro-labore? Eu pego o resultado econômico da empresa normalmente?
    Grato.

    André

    ResponderExcluir