Translate

07 abril 2009

Contabilidade e Crise

A reputação manchada dos EUA
Paul Krugman, The New York Times *
O Estado de São Paulo - 31/3/2009

Há dez anos, a capa da revista Time estampava Robert Rubin, então secretário do Tesouro, Alan Greenspan, então presidente do Federal Reserve (Fed, o banco central americano), e Lawrence Summers, então vice-secretário do Tesouro. A revista chamou a trinca de “comitê para salvar o mundo”, creditando-lhe a condução do sistema financeiro global numa crise que parecia aterrorizante na época, embora pareça um pequeno solavanco comparada ao que estamos enfrentando hoje.

Os três homens naquela capa eram americanos, mas ninguém estranhou isso. Afinal, em 1999, os Estados Unidos eram o líder inconteste da resposta global à crise. Esse papel de liderança só em parte se baseava na riqueza americana; num grau importante, ele refletia também a estatura da América como um modelo exemplar. Todos achavam que os EUA eram o país que sabia lidar bem com as finanças.

Como os tempos mudaram.

(...) É penoso ler hoje uma palestra feita por Summers no início de 2000, quando a intensidade da crise econômica dos anos 1990 estava diminuindo. Discutindo as causas daquela crise, Summers apontou coisas que faltavam aos países em crise - e que, por implicação, os EUA possuíam. Essas coisas incluíam “bancos bem capitalizados e supervisionados”, e “contabilidade corporativa transparente e confiável”. Bem, bem. (...)


Grifo meu.

Observe como isto é coerente com a citação seguinte:

Cada uma das três contrações passadas nos Estados Unidos - a recessão de julho de 1990 a março de 1991, a recessão de março a novembro de 2001 e a recessão que começou em dezembro de 2007 - envolveram escândalos de corrupção. (...) Elas são simples pois sempre envolvem a violação de princípios elementares de contabilidade (...)


George Akerlof e Robert Shiller - Animal Spirits - p. 29-30

Nenhum comentário:

Postar um comentário