Translate

13 março 2009

Madoff

Madoff reconhece culpa e pode pegar 150 anos de prisão
Valor Econômico - 13/3/2009

Bernard Madoff declarou-se culpado na manhã de ontem, na Corte Distrital de Manhattan, da acusação de ludibriar investidores em bilhões de dólares em um esquema de pirâmide (conhecido nos Estados Unidos como esquema Ponzi), que pode ser a maior fraude da história.

O ex-presidente do conselho de administração da Nasdaq e outrora respeitado corretor de Nova York declarou ao juiz Denny Chin ser culpado em 11 acusações que vão de fraude eletrônica e lavagem de dinheiro a roubo de um plano de pensão e encaminhamento de informações falsas à Securities and Exchange Commission (SEC). Na sala de audiência lotada com supostas vítimas e jornalistas, Madoff disse estar "profundamente sentido e arrependido por meus crimes...Estou dolorosamente ciente de que prejudiquei profundamente muitas pessoas...Não consigo demonstrar o quanto estou arrependido do que fiz".

Madoff, 70, insistiu que os negócios de formação de mercado e com carteira própria conduzidos por seu irmão Peter e seus próprios filhos, Mark e Andrew, eram legítimos. Ao contrário da maioria dos réus de colarinho branco que se declaram culpados, Madoff não fez um acordo com os promotores públicos que exigiria que ele cooperasse com as investigações, em troca de uma redução na sentença. Além disso, não se declarou culpado de conspiração, uma acusação comum que exigiria que ele declarasse que trabalhou com outras pessoas.

O juiz Chin, que aceitou a declaração de Madoff, disse ao réu que ele poderá pegar a sentença máxima de 150 anos de cadeia estabelecida por lei. A verdadeira sentença poderá ser bem menor, mas Madoff poderá passar o resto da vida na cadeia.

Madoff saiu do tribunal algemado, depois que o juiz decidiu que ele deverá ficar encarcerado até o anúncio da sentença, em 16 de junho. Madoff ficará em uma cela com pouco mais de cinco metros quadrados, no Metropolitan Correctional Center, em Manhattan (centro de Nova York), com parede de blocos, piso de linóleo e uma cama de alvenaria. O café da manhã será servido antes do nascer do sol, e o financista poderá esticar as pernas no lado de fora, mas apenas uma vez por dia. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário