Translate

11 março 2009

Livros que você leu e livros que você não leu

Sempre que participo de processos seletivos, gosto de perguntar ao entrevistado sobre um livro que leu. As respostas são diversas. Já teve um período onde a maioria das pessoas indicava Código Da Vinci. Mais recente, predomina O Monge e Executivo. Arte da Guerra também é muito citado. (E como moro em Brasília, livros de concurso, quando o candidato é sincero!)

Uma pesquisa realizada na Grã-Bretanha revela os segredos dos livros e sua leitura. Já sabemos que muitas pessoas mentem quando perguntado sobre o livro que leu e gostou, muitas vezes para impressionar as outras pessoas.

Pois bem, Segundo a pesquisa dois terço das pessoas admitem mentir sobre o assunto, conforme revela uma pesquisa do World Book Day.

O mais interessante é a presença de certos livros entre aqueles citados. Começa a lista com um autor inglês, George Orwell, e o clássico 1984. A lista dos dez mais é a seguinte:

1. 1984 - George Orwell (42%)
2. Guerra e Paz - Leo Tolstoy (31%)
3. Ulisses - James Joyce (25%)
4. Bíblia (24%)
5. Madame Bovary - Gustave Flaubert (16%)
6. Uma breve história do tempo - Stephen Hawking (15%)
7. Midnight's Children - Salman Rushdie (14%)
8. Em busca do Tempo perdido - Marcel Proust (9%)
9. Dreams from My Father - Barack Obama (6%)
10. The Selfish Gene - Richard Dawkins (6%)

Fonte: Poll reveals UK's reading secrets

(Já li 1984 e Ulisses. O primeiro tudo bem; mas acreditar que alguém leu e gostou de Ulisses é difícil.)

Mesmo com esta pesquisa, irei continuar perguntando que livro a pessoa leu. Não para entender ou classificar um candidato, mas dar uma pequena parcela de contribuição para leitura num país de analfabetos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário