Translate

26 fevereiro 2009

Novo Déficit

O presidente Obama baniu quatro truques contábeis que o presidente George W Bush usou para fazer a projeção do déficit parecer menor. (…)

A nova contabilidade envolve gastos com a Guerra no Iraque e Afeganistão, reembolso do Medicare para médicos e o custo da resposta aos desastres.
Obama Bans Gimmicks, And Deficit Will Rise, Jackie Calmes, 20/2/2009, The New York Times, Late Edition - Final
17

Em outro texto (Obama quer cortar déficit em 50% até 2013, 24/2/2009 - Folha de São Paulo) além da questão orçamentária, destaca a crítica que o atual presidente faz em termos da contabilidade:

O presidente Barack Obama confirmou ontem na abertura de uma cúpula na Casa Branca que pretende diminuir o déficit fiscal dos EUA, atualmente estimado em US$ 1,3 trilhão, em 50% até o final de seu primeiro mandato. A declaração chega três dias antes da data marcada para o novo governo entregar ao Congresso seu primeiro projeto orçamentário geral, que poderá chegar a US$ 3 trilhões para o ano fiscal de 2010.
(...) Entre as inúmeras críticas que fez ao governo anterior, uma das principais foi em relação à contabilidade "desonesta". "Por muito tempo o Orçamento foi um exercício de manipulação", disse Obama. Desta vez o governo pretende incluir em sua proposta de Orçamento gastos com as guerras no Iraque e no Afeganistão e provisões para desastres naturais -todos solicitados extraordinariamente ao Congresso na administração passada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário