Translate

12 fevereiro 2009

Indicador de Desempenho

Toda entidade provavelmente possui indicadores de desempenho. Numa empresa privada, o lucro líquido talvez seja o índice mais óbvio.

A questão torna-se mais interessante quando estamos diante de uma entidade governamental ou do terceiro setor. As particularidades destas entidades permitem uma grande criatividade no momento da escolha dos indicadores.

Num texto de Al Baker para o The New York Times (Police Stops on City Streets Rose Significantly Last Year, 11/2/2009) encontrei um indicador realmente criativo. O problema é como mensurar o desempenho da polícia?

Baker informa que a polícia de Nova Iorque mensura quantas pessoas foram paradas. Em 2008 foram 531.159, o que representa um aumento em relação as 468.932 casos de 2007. Os números mostram que 88% deste número não resultou em prisão. Do total de pessoas paradas, 51,1% eram negras, 31,5 hispânicas e 10,8% brancas.

Por que isto é relevante? Para Peter Vallone Jr a experiencia mostrou que parar cidadãos na rua e investigá-los é uma maneira efetiva de reduzir a criminalidade.

Já imaginou um Balanced Scorecard da polícia?

Nenhum comentário:

Postar um comentário