Translate

18 dezembro 2008

Sobre Empresas e Sociedade

Depois de 20 anos do acidente ecológico com o navio Exxon Valdez, a empresa Exxon (After almost 20 years, Exxon Valdez payments start hitting banks, Michael Fowlkes, 9/12/2008) está protelando o pagamento de 507 milhões de dólares. O valor inicial da indenização era de 5 bilhões, foi posteriormente reduzido pela metade e em recentemente reduzido para meio bilhão.

Apesar a redução, a empresa ainda luta para reduzir o passivo o mais baixo possível.

A Exxon é uma das maiores empresas do mundo e também uma das mais lucrativas. Mas seria um exemplo para sociedade? Segundo a revista Forbes, a Exxon fez doações para entidades do terceiro setor no valor de 173 milhões de dólares em 2007, a terceira na lista da Forbes. (Mas sobre isto, veja o exercício 12 do livro de Teoria da Contabilidade.)

Outra situação é com a contravertida Wal-Mart. Acusada de impedir a existência de pequenos comerciantes onde se instala, a empresa foi a que mais fez doação na lista da Forbes, com mais de 300 milhões em doações (Entre as entidades que recebem dinheiro da Wal-Mart encontram-se o Exercito da Salvação e a Cruz Vermelha.). Este ano este valor deverá ficar em mais de 400 milhões (Wal-Mart Gives Consumers a $400 Million Holiday Gift This Year, Exceeding Its 2007 Charitable Gifts; Wal-Mart Deserves the 2009 Nobel Peace Prize ). Ademais, existem pesquisas mostrando que a Wal-mart trouxe importantes benefícios para economia dos EUA em termos do controle da inflação e redução de custos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário