Translate

01 outubro 2008

Guru Financeiro

Com ajuda de leituras passadas (e deste link) resolvi dar uma de Guru financeiro e apresento os dez conselhos para agir em tempos de crise.


Investimento em Tempos de Crise

1. Simplifique – em tempos de crise é mais difícil seguir uma carteira com muitos investimentos. A questão da “diversificação reduzindo risco”, máxima da área de finanças, vale pouco nesse período pois existe o risco sistêmico.

2. Desligue a Globo News e esqueça o jornal do dia – nesta situação, tentar acompanhar o mercado pode induzir a decisão errada e de curto prazo. Esqueça o frenesi do mercado e concentre na estratégia de longo prazo. Neste momento, muitas vezes o que importa não é mais ganhar e sim reduzir a perda. Caminhe, pratique esporte, leia um livro.

3. Mas não deixe de certificar que seu dinheiro está seguro. O dinheiro em conta corrente deve estar numa instituição sem risco de quebra. Isto não é problema hoje no Brasil, mas se a crise aumentar pode atingir algumas instituições financeiras.

4. Reduza despesa – momentos de crise não são momentos de gastos. A redução de despesa pode permitir a criação de uma reserva financeira necessária para o futuro. Seja crítico nos gastos e evite cair nas armadilhas do consumo. Podemos dizer que a alternativa seria “economize mais”.

5. Tenha consciência que o risco faz parte do jogo – se você aplicou na bolsa (ou num fundo de ação) e agora está perdendo é necessário saber que isto fazia parte do jogo. Aqui vale a frase do jogador de futebol: um dia a gente ganha, outro dia a gente perde.

6. A decisão de assumir o risco faz parte do passado – esqueça que você usou um dinheiro para comprar um apartamento num fundo de ação. Isto faz parte do passado e é conhecido como custo perdido. Sua tarefa agora não é lamentar a decisão errada que fez.

7. Mas aproveite para aprender – aplicar em investimentos de risco implica em risco.

8. Aproveite para retirar a emoção da sua decisão. Se a ação que você investiu caiu, não tome a decisão de “manter” enquanto o preço atingir novamente o patamar que você comprou. Em alguns casos, o melhor é vender mesmo com perda. Muitas vezes manter uma ação que você comprou por $10 até o momento que o seu preço ultrapasse novamente a $10 é um parâmetro errôneo. Se for o caso, modifique radicalmente a sua carteira.

9. Postergue sua aposentadoria – Momentos de instabilidades reduzem a riqueza dos investidores. Para manter um padrão de vida na aposentadoria é necessário retardar esta decisão. Caso contrário, ou você gastará rapidamente o que poupou ou perderá o padrão de vida que sonhava na aposentadoria.

10. Pense em outras coisas além do dinheiro – A felicidade também pode ser encontrada em pequenos prazeres da vida. Remoer o dinheiro perdido não ajuda em nada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário