Translate

08 outubro 2008

Banqueiros britânicos e a crise

Um texto do The Times (Bankers view new approach to valuing assets as potential turning point in crisis, Christine Seib e Suzy Jagger, 6/10/2008, p. 43) mostra a reação dos banqueiros britânicos a crise interncional. Isto inclui os efeitos das medidas adotadas na Inglaterra (aumento de liquidez e, também, parte da linha de crédito do tesouro dos EUA) e a esperança de alteração das normas de tratamento de instrumentos financeiros no próximo encontro do Iasb, de 13 a 17 de outubro.

Entretanto a Associação dos Bancos Britânicos considera que o Iasb “está-se movendo lentamente em relação a sua contraparte dos Estados Unidos. Esta associação já escreveu ao Iasb pressionando por mudanças nas regras contábeis, informa o The Times. Além disto, líderes europeus também se posicionaram a favor das mudanças e exercem pressão para que o Iasb responda o mais rápido possível. Entre esses líderes, destaca-se o presidente francês, que está preocupado com a “desvantagem das instituições financeiras européias em relação aos competidores internacionais em termos das regras contábeis e suas interpretações”.

Na semana em que a SEC e o Fasb publicaram um informativo esclarecendo pontos sobre avaliação de ativos, o que trouxe acusação sobre o relaxamento das normas, “deixando em desvantagem o resto do mundo”. O Iasb insistiu que o Fasb permanece na linha das normas internacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário