Translate

12 setembro 2008

Martins é indicado diretor da CVM


Especialista em IFRS, professor Eliseu Martins será diretor da CVM
Valor Econômico - 12/09/2008

A contabilidade está mesmo na ordem do dia. Depois de uma batalha de meses de convencimento, o nome de Eliseu Martins, professor da USP e um dos maiores especialistas em normas contábeis do país, foi confirmado ontem para a diretoria da Comissão de Valores Mobiliários (CVM). Ele vai terminar o mandato que era de Durval Soledade, que vai até o fim de 2009. Também foi anunciado ontem o nome do substituto do diretor Sérgio Weguelin, que deixa a CVM no fim deste ano. Será Otávio Yazbek, que atuava como diretor de normas na BM&F. A presidente da CVM, Maria Helena Santana, afirmou que a escolha do professor Eliseu Martins para o cargo de diretor é uma excelente aquisição para qualquer organização, "por conta da competência, da reputação e da experiência acumulada por ele, que são acima de qualquer consideração". A escolha do Eliseu foi anunciada em um seminário em São Paulo e ele foi ovacionado pelo público.

Martins não quis comentar a escolha, alegando que "é muito cedo".Maria Helena frisou, porém, que a chegada de um profissional com este perfil não poderia ter ocorrido em um momento melhor, pois agora está acontecendo a transição para o IFRS, novo padrão contábil internacional. "Para uma instituição como a nossa, é muito importante ter um profissional como ele, que sempre teve espírito público na vida privada", disse, acrescentando que a decisão foi do Ministério da Fazenda, que mostrou sensibilidade ao momento atual. Nos bastidores comentava-se que Martins já tinha sido assediado para esse cargo por conta do atual momento de ebulição nas questões relacionadas à contabilidade das companhias abertas, mas vinha resistindo à idéia. Recentemente, capitulou. (...)


Já a Gazeta Mercantil informa que:

Mantega indica dois diretores para CVM
Gazeta Mercantil - 12/9/2008

Eliseu Martins, professor titular da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade da USP, vai complementar o mandado do diretor Durval Soledade até dezembro de 2009. Soledade deixa o órgão por motivos pessoais, para fazer um tratamento de saúde. Martins, até então, não havia trabalhado para o setor público federal.


Esquecendo que Martins (foto) foi diretor da CVM e do Banco Central no passado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário