Translate

04 setembro 2008

Contabilidade e Finanças Pessoais

A contabilidade tem uma longa história em ajudar as pessoas a controlar as suas finanças. Talvez no Brasil, onde as questões vinculadas as finanças pessoais tenham sido colocadas em segundo plano durante décadas em razão da elevada inflação, o assunto não tenha recebido o devido destaque.

Entretanto, desde o estrondoso sucesso do livro Investimentos, de Mauro Halfeld a questão da forma como lidamos com o dinheiro tenha sido considerada relevante (o Mauro fez uma grande gentileza de citar meu livro de Contabilidade Básica na edição desta obra).

É óbvio que podemos construir nosso balanço patrimonial, considerando nossas riquezas e nossas dívidas, inclusive com o cartão de crédito. Existem diversos blogs que se dedicam a ajudar as pessoas a tornar independentes das dívidas e do consumismo exagerado. E a contabilidade tem um papel crucial neste processo.

A postagem Personal Balance Sheet mostra como é possível construir um balanço patrimonial pessoal. O exemplo é muito instrutivo e pode ser encontrado aqui. Em Personal Income Statement demonstra-se como determinar o lucro líquido pessoal, que inclui a depreciação!

Nenhum comentário:

Postar um comentário