Translate

03 setembro 2008

Algumas dicas para escolher o tema da monografia

De vez em quando sou consultado sobre qual assunto escolher para fazer a monografia de final de curso (e até mesmo o tema da dissertação). Existem algumas dicas que podem ser seguidas que geralmente são interessantes.

Em primeiro lugar, a escolha do tema deve envolver dois aspectos: algo que você goste e um assunto que possa explorar os seus pontos fortes. Uma forma de descobrir o primeiro ponto é pensar em qual disciplina, ao longo do seu curso, você achou mais interessante. A resposta do segundo pode ser obtida comparando você com seus colegas em termos de conhecimentos em língua inglesa, métodos quantitativos, capacidade de descobrir novos assuntos etc. Se você conhece inglês, os caminhos da pesquisa com textos nessa língua são mais fáceis.

Geralmente descobrimos nossos temas após muita leitura. Por este motivo, o conselho do orientador (ou até mesmo de alguém externo, como meu caso) pode ser útil. Muitas vezes um pesquisador mais antigo consegue visualizar diversos temas, mas não tem tempo (ou foge um pouco do seu interesse naquele momento) e por isto não faz a pesquisa.

Após listar possíveis temas, verifique se nos itens da sua listagem existe algum que esteja associado a uma pergunta de pesquisa. No fundo temos que saber o que desejo descobrir com minha monografia.

A escolha do tema é realmente a parte mais relevante de um trabalho. Se você escolher mal, dificilmente o trabalho terá um bom resultado.

2 comentários: