Translate

15 maio 2008

Por que não tem franquia em Contabilidade?

Essa é uma pergunta interessante. Algumas possíveis explicações:

a) Os escritórios trabalham com clientes com baixo faturamento o que faz com que a receita por cliente seja relativamente baixa;
b) Existem as peculiaridades locais de legislação e contatos
c) O principal goodwill está no gerente/proprietário
d) É muito difícil estabelecer reputação, mas fácil de perdê-la

A seguir, trecho de uma entrevista para o Vida Económica de Portugal (dia 9/5/2008, Contabilidade tem de evoluir para a consultoria às empresas, JOÃO LUIS DE SOUSA E PATRÍCIA FLORES) com António Azevedo, director de marketing da Finnacount

Vida Económica – Considera que o franchising é um bom modelo na área da contabilidade?

António Azevedo – É um bom modelo, porque consegue criar sinergias entre os diversos franchisados. A criação de um grupo mais forte no mercado vai permitir a captação de novos clientes. Um modelo, quando está bem estruturado em novas tecnologias, permite um acesso mais fácil à informação, a novos métodos de trabalho e a serviços que um gabinete tradicional não consegue desenvolver. Em regime de franchising, um gabinete consegue propor soluções de valor acrescentado para o cliente. E isso vai-se refl ectir num crescimento futuro.

VE – Também permite uma padronização de serviços e uma politica uniforme de preços?

AA – O modelo de franchising facilita a padronização de serviços, embora a nossa política seja desenvolver serviços adequados à realidade de cada cliente. Quanto aos preços, com o modelo de franchising há tabelas para os serviços prestados. Agora não nos podemos esquecer que cada realidade local tem as suas possibilidades. Cada franchisado tem margem de manobra para se ajustar à realidade onde está inserido, o que é fundamental. Caso contrário, não é competitivo no mercado.
(...)
VE – Actualmente, existe uma maior debilidade no tecido empresarial especialmente ao nível das pequenas empresas que se reflecte sobre os gabinetes de contabilidade?
AA – Acho que há duas realidades. Há as empresas que apostaram em desenvolver novos produtos e em procurar novos mercados, estando hoje numa situação favorável. Aquelas que se centraram na sua actividade tradicional, não apostaram na inovação nem acrescentaram valor ao produto ou serviço passam por algumas difi culdades.

2 comentários:

  1. A atividade de consultor contábil se esbarra na tradicional identidade do contador. Como resolver esse conflito ? Será que uma franquia poderia quebrar uma cultura tão antiga?

    ResponderExcluir
  2. Informamos que foi lançado no dia 06/04/2011 a primeira franquia de contabilidade do Brasil. A empresa franqueadora chama-se NTW Contabilidade e Gestão Empresarial. Esta empresa foi vencedora do Prêmio MPE Brasil 2010, na categoria Serviços. Este prêmio é promovido pelo SEBRAE e FNQ, e tem por objetivo reconhecer as melhores práticas de gestão em Micro e Pequenas Empresas. Para saber mais, visite o site: www.ntwcontabilidade.com.br

    ResponderExcluir