Translate

08 janeiro 2008

Parece comédia

Lisboa, 04 Jan (Lusa) - A análise dos documentos de contabilidade da Air Luxor de 2003 a 2005 indica que existiam bens no imobilizado que, entretanto, "desapareceram pura e simplesmente", afirma o relatório do administrador de insolvência da companhia de aviação.

O relatório, hoje apresentado à assembleia de credores da Air Luxor, que se reuniu no Tribunal de Comércio de Lisboa, acrescenta: "continuamos a não perceber onde se encontram esses bens nem quem os tem, pelo que cremos estar perante uma situação de crime de roubo".

Na apresentação do relatório à assembleia de credores, o administrador de insolvência assinalou que "não teve acesso a elementos credíveis de contabilidade que lhe permitissem elaborar um parecer fundamentado".

O administrador indicou que conseguiu localizar e apreender alguns activos da Air Luxor e que aguarda oportunidade para apreender mais alguns.

Depois de um trabalhador referir a existência de alguns activos da empresa e indicar os locais para onde foram deslocados, a juíza apelou a todos os presentes que conhecessem activos da empresa e a sua localização que o comunicassem ao administrador de insolvência.

A juíza indicou que o avião Falcon apreendido tem um valor atribuído de 500 mil euros.

Na sua apresentação, o administrador de insolvência afirmou que o seu trabalho "tem sido um romance", adiantando que primeiro não sabia onde era a sede da Air Luxor e quando lá foi já estava alugada por outra empresa.

Afirmou que havia documentos de contabilidade empacotados para seguir para um armazém e parte deles já tinha seguido, observando que está a negociar com os proprietários do espaço onde se encontram os documentos a utilização desse espaço para se fazer a auditoria decidida pela Comissão de Credores.

Uma auditoria que, segundo a juíza, pode demorar meses.

O administrador de insolvência disse à agência Lusa que não se sabe ainda quanto tempo demorará este processo de liquidação da Air Luxor, admitindo que face á situação existente possa prolongar-se por três ou quatro anos.


Aviação: Bens da Air Luxor "desapareceram pura e simplesmente" - administrador de insolvência - Agência Lusa - Serviço Economia - 4/1/2008

Nenhum comentário:

Postar um comentário