Translate

27 dezembro 2007

Efeito Lake Wobegon

Este é mais um problema estudado pelas finanças comportamentais. Diz respeito a tendência do ser humano em superestimar suas capacidades. Ou seja, nós acreditamos que somos melhores do que a realidade. O nome vem de uma série de rádio, A Praire Home Companion, onde o apresentador afirmava que "todas as mulheres são fortes, todos os homens são bonitos e todas as crianças estão acima da média". Da mesma forma, as pessoas, em sua grande maioria, tendem a achar que estão acima da média. Este comportamento tem sido observado nos analistas de mercado, nos executivos, nos estudantes, nos professores e, de forma clássica, nos motoristas.

Uma experiência famosa mostrou que 80% dos motoristas acreditam que estão entre os 30% melhores motoristas.

No entanto, existe uma lógica pode ajudar a explicar que, em alguns casos, metade de uma amostra pode estar acima da média aritmética. A Wikipedia tem uma série de exemplos interessantes onde isto é possível. Vamos considerar somente um deles:

Cinco alunos foram questionados quando a nota da sua beleza, numa escala de 1 a 10. Quatro deram nota 9 e um nota 4. A média é:

Média = (9+9+9+9+4)/5 = 40/5 = 8

Ou seja, quatro alunos deram nota acima da média.

Nenhum comentário:

Postar um comentário