Translate

25 outubro 2007

Volks e Comunidade Européia

Baixa Saxônia fica com menos poder na Volks
24/10/2007 - Stephen Power e Carolyn Henson - The Wall Street Journal, de Frankfurt e Bruxelas

(...) A decisão da Corte Européia de Justiça de derrubar a "Lei Volkswagen" da Alemanha representa uma vitória para as autoridades do mercado da União Européia num debate sobre até que ponto os países-membros deveriam ter liberdade para proteger empregadores importantes contra aquisições hostis.

O veredicto na prática reduz a influência do segundo maior acionista da Volkswagen, o governo de seu Estado-sede, a Baixa Saxônia. Durante anos, a lei alemã impediu que qualquer acionista tivesse mais de 20% dos direitos de voto na companhia, independentemente do tamanho de sua participação acionária. (...)

Mas nos anos recentes a Comissão Européia, braço executivo da UE, tem tentado eliminar nos países-membros leis que protegem empresas contra aquisições hostis, sob o argumento de que essas medidas inibem o livre fluxo de capital. Ontem, o tribunal concordou, concluindo que a lei alemã permite que a Baixa Saxônia "exerça influência considerável sobre os assuntos da Volkswagen a partir de um nível mais baixo de investimento do que seria necessário sob a lei geral" e que "essa situação acaba por deter investidores diretos de outros Estados-membros". (...)

No longo prazo, analistas crêem que o veredicto vai encorajar a Porsche a pressionar a diretoria e trabalhadores da Volks por cortes de custo e ganhos de produtividade. A decisão também poderia estimular a Porsche a aumentar sua fatia — hoje em torno de 31% — para garantir maior acesso à maior escala de compra e tecnologia da Volks. As vendas anuais de cerca de 6 milhões de veículos da Volks são 60 vezes maiores que as da Porsche.

Nenhum comentário:

Postar um comentário