Translate

23 outubro 2007

Ensino à distância

Terminei minha atividade como coordenador do módulo de contabilidade do curso a distância de administração da UnB. É uma experiência interessante e rica, que mostrou os desafios deste tipo de ensino.

O processo de comunicação com o aluno é mais complexo e exigente. Por isto, estimo que no ensino a distância o nível de exigência para o professor seja pelo menos duas vezes maior que no ensino presencial. (Fiquei pensando como uma instituição de ensino pode ter mais de cem mil alunos a distância? Isto é outro assunto, mas isto ajuda a explicar a desconfiança que temos deste tipo de ensino.)

O mais importante é que esta é uma alternativa para incluir o aluno. Nas palavras de Matias-Pereira, o coordenador do curso de Administração da UnB:

A EDUCAÇÃO a distância (EAD), na sua essência, é um sistema tecnológico de comunicação bidirecional. Disponibilizada, em geral, para um grande número de pessoas, essa forma de ensino substitui a interação pessoal entre professor e aluno na sala de aula pela ação sistemática e conjunta de diversos recursos didáticos e de organização e tutoria que propiciam a aprendizagem autônoma dos estudantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário