Translate

31 outubro 2007

Doutorado nos Estados Unidos

Um estudo interessante, publicado na Revista de Contabilidade e Finanças de junho de 2007, e desenvolvido pro Murcia, Borba e Ambrósio, mostra que o custo de oportunidade de fazer o doutorado em Contábeis nos Estados Unidos é elevado: as universidades exigem dedicação exclusiva e os candidatos perdem dinheiro nesta dedicação. O estudo mostra a ênfase no conhecimento geral, inclusive em métodos quantitativos. Os 5 melhores programas são:

1. Pennsylvania
2. Chicago
3. Texas Austin
4. Illinois - Urbana
5. Michigan

No período de 2001 a 2005 a média de doutores formados nos Estados Unidos ficou abaixo de 40 por ano. A seguir o resumo do artigo:


O presente trabalho busca conhecer algumas características dos principais programas de doutorado em contabilidade dos Estados Unidos. Para a seleção da amostra deste estudo, utilizou-se, como base, o ranking divulgado pela revista U.S. News & World Report – America´s Best Graduate Schools in Accounting-2006. Esse ranking lista os 31 principais programas de pós-graduação em contabilidade nos Estados Unidos. Contudo, para o presente trabalho, 3 dessas universidades foram excluídas, restando para análise um total de 28 universidades. A coleta dos dados foi realizada nos sites eletrônicos dos programas selecionados. Buscou-se identificar 4 características desses programas de doutorado: critérios do processo seletivo, exigências para a obtenção do título de Ph.D. in Accounting, disciplinas oferecidas e perfil do corpo docente. Os resultados encontrados evidenciam algumas características dos programas analisados que podem permitir um benchmarking, possibilitando um crescimento da pesquisa acadêmica brasileira. Nesse sentido, o trabalho contribui para a construção e o aperfeiçoamento da contabilidade, à medida que evidencia possibilidades de melhorias nos programas de pós-graduação no Brasil.

Nenhum comentário:

Postar um comentário