Translate

23 maio 2007

Não espere muito do Xadrez

Um comentário interessante do Blog do Wall Street Journal (de 3/maio/2007) diz para não esperar muito do Xadrez.

Ao longo dos anos, jogar xadrez tem sido incentivado como uma forma de melhorar o desempenho da criança e do adulto. Apesar de alguns descrentes, como Millor Fernandes, que certa vez afirmou que a inteligência do Xadrez só serve para jogar Xadrez, a associação entre desenvolvimento intelectual e o jogo de xadrez tem sido ressaltada.

O artigo do Wall Street Journal considera que os benefícios do xadrez são exagerados. Assim, a memorização da posição de xadrez, comum para os grandes jogadores, não é útil em outras áreas. (E hoje o jogo de xadrez depende muito desta memorização). Outro aspecto é que o xadrez pode influenciar negativamente na personalidade do indivíduo. (É interessante notar que ouvi este aspecto do prof. José Matias Pereira, num bate-papo que tivemos)

Entretanto, o próprio blog reconhece alguns benefícios. Xadrez encoraja a criança a trabalhar pesado para descobrir algo a partir do seu estilo. Além disto, xadrez é uma das poucas competições onde ainda prevalece o espírito amador. Nenhuma criança escolhe o xadrez para ganhar dinheiro ou fama.

Como pai de um ex-jogador de xadrez, que chegou a ser bi-campeão do Centro-Oeste e com grandes perspectivas, mas que abandonou o jogo por motivos que até hoje não consigo entender direito, achei muito interessante o posicionamento do blog.

Nenhum comentário:

Postar um comentário