Translate

12 maio 2007

Matemática e Natureza


A proporção áurea ou "divina proporção" é algo misterioso e fantástico, que revela a ligação da matemática com o mundo real. Refere-se a uma constante matemática, onde a razão de dois números (a+b) coincide com a razão entre "a" e "b". Este número recebe a denominação de Phi (não confundir com Pi).

O mais interessante é que os cientistas encontraram esta proporção na natureza: nas conchas, nos seres humanos (o tamanho das falanges, ossos dos dedos, por exemplo), na relação dos machos e fêmeas de uma colméia do mundo.

Conforme explica a Wikipedia, "Apesar deste status, o úmero de ouro é apenas o que é devido aos contextos em que está inserido: está envolvido em crescimentos biológicos, por exemplo. O fato de ser encontrado através de desenvolvimento matemático é que o torna fascinante."

Plantas com padrão em espiral possuem uma relação com este número. Algumas pesquisas parecem indicar que este padrão faz com que as plantas tenham vantagens na evolução.

Lembro-me de um episódio da série Numb3rs, que passa na TV a cabo no Brasil. Uma detetive insinuou que a matemática era algo fora da realidade, do mundo real. O herói da série, um matemático, usa a proporção para provar como isto é errado.

2 comentários:

  1. Ainda não entendi bem como tudo isso se expressa, mas sinto-me cada vez mais motivada a pesquisar.
    Parabéns pelo Post.

    ResponderExcluir
  2. isso não é nada diante da verdade
    "conheceis a verdade e a verdade os libertará"

    ResponderExcluir