Translate

26 março 2007

Ainda Jogos Olímpicos: O que fazer depois que acaba?

Essa pergunta foi feita pelo jornal Wall Street Journal, de 20/3/2007 ao analisar as gigantescas construções de Pequim:

O que fazer com os elefantes olímpicos?
Por Mei Fong
The Wall Street Journal
Pequim — A China é um país repleto de monumentos à sua glória passada: a Grande Muralha, os Guerreiros de Terracota, a Cidade Proibida. Agora, os governantes da China moderna estão usando as Olimpíadas para remodelar Pequim e cimentar seu próprio legado.
O custo das Olimpíadas de Pequim e da infra-estrutura a ela associada, de quase US$ 40 bilhões, não só vai superar o das cidades que sediaram Olimpíadas anteriores como, segundo estimativa de alguns economistas chineses, representa até 43% dos gastos totais de todos os Jogos Olímpicos desde Montreal em 1976.
Quase tudo, parece, será maior em Pequim. O Verde Olímpico, o parque olímpico de Pequim planejado para várias competições, tem seis vezes o tamanho do de Atenas. O Centro Aquático Nacional — um projeto inovador que parece um cubo coberto em plástico bolha — tem duas vezes o tamanho de um em Sydney, na Austrália. Pequim está até ampliando seu aeroporto, fazendo-o tão grande que poderá receber, em tráfego anual, 60 milhões de pessoas a partir de 2015 — mais ou menos a população da França.
Os Jogos de Pequim "vão provavelmente ser os jogos mais grandiosos de todos os tempos", diz Brian Newman, diretor-presidente da Autoridade do Parque Olímpico de Sydney.
Mas o tamanho e a grandiosidade das Olimpíadas de Pequim também estão suscitando dúvidas em relação a como a cidade vai administrar suas instalações esportivas depois dos jogos, uma questão que persegue todas as cidades-sede, mas nunca antes na escala de Pequim.
As instalações olímpicas são projetadas para ter enormes espaços em torno de estádios para que uma multidão de 400.000 pessoas circule, diz Newman. "Mas você nunca mais vai ver esse número de pessoas naquela área depois disso. Então o que fazer com esses enormes espaços?", pergunta.
Do jeito que está, o Parque Olímpico de Sydney, que tem cerca de um quarto do tamanho do de Pequim, ainda está no vermelho depois dos Jogos de 2000, embora deva pagar-se até 2015. Mesmo assim, ele é considerado por muitos profissionais de gestão esportiva como um uso exemplar de instalações pós-Olimpíadas porque está freqüentemente sendo usado e abrigou grandes eventos esportivos, como a Copa do Mundo de Rúgbi de 2003.
Londres, a cidade que sediará os Jogos de 2012, não está esperando para planejar seu legado pós-Olimpíadas. Alguns espaços de lá serão projetados de modo que possam ser facilmente desmanchados e transportados para outras partes do país, diz Peter Mann, presidente-executivo da PMP, uma consultoria de gestão esportiva envolvida no processo de planejamento. "Se não há um argumento sustentável (para o espaço esportivo), ele não existirá" depois das Olimpíadas, diz ele.
Ao contrário de Sydney, Pequim não tem uma organização específica para cuidar das instalações olímpicas depois dos jogos. Em vez disso, a administração será distribuída entre as estatais que arcaram com o gigantesco custo da construção para as Olimpíadas, provocando temores de que isso possa levar a uma concorrência acirrada entre os espaços na disputa para atrair grandes eventos. (...)

Nenhum comentário:

Postar um comentário