Translate

24 fevereiro 2007

A Wikipedia como fonte de informação

Será a Wikipedia uma fonte aceitável para citação em artigos científicos? Essa pergunta tem sido feita por diversos pesquisadores.

Em primeiro lugar, tem sido provado que de uma maneira geral que a Wikipedia é uma enciclopédia razoavelmente precisa. Em alguns casos mais precisa que a própria Britannica, considerada a melhor enciclopédia do mundo.

Além disso, o formato Wiki tem sido adotado em diversas situações, com resultados interessantes. A prestigiosa revista Nature, por exemplo, já experimentou esse formato, mas as participações foram reduzidas. (clique aqui, por exemplo) Mas a também conhecida Scientific American usou o formato Wiki para uma reportagem sobre Lucy e os resultados foram positivos. (clique aqui). Outras experiências têm procurado usar o conceito da Wikipedia de forma mais controlada, como é o caso da enciclopéida Verda (clique aqui)

Entretanto, em alguns verbetes, o resultado da Wikipedia pode ser enviesado. É o caso por exemplo dos verbetes de empresas (clique aqui) ou de pessoas famosas.

Algumas universidades decidiram não aceitar a Wikipedia como referência nos trabalhos acadêmicos em razão dos erros encontrados. (clique aqui).

No entanto, quando consideramos o dinamismo da Wikipedia, a grande quantidade de informações disponíveis, o cuidado que se tem com os verbetes polêmicos (avisando ao leitor que aquele ponto está sujeito a críticas e contestações), não podemos deixar de considerar como um fator importante de pesquisa. Entretanto, assim como em demais situações de pesquisas, o uso de Wikipedia deve ser visto com cuidado. A Wikipedia pode ser uma interessante fonte de partida para esclarecer certos aspectos e conceitos. Mas certamente não pode ser uma referência crucial num trabalho acadêmico.

Nenhum comentário:

Postar um comentário