Translate

06 fevereiro 2007

Mineradoras adotam padrão global de contabilidade
Gazeta Mercantil - 04/02/2007

São Paulo, 5 de Fevereiro de 2007 - Tendência é a favor do IFRS, diz KPMG, ainda há grande diversidade de critérios. O IFRS (International Financial Reporting Standards) está se tornando o padrão contábil das mineradoras. É o que aponta um levantamento que acaba de ser divulgado pela KPMG com as 44 maiores companhias mundiais do setor (incluindo a Vale do Rio Doce) sobre práticas contábeis, governança corporativa e sustentabilidade.

Do universo da pesquisa, 21 empresas já tinham o IFRS como padrão no final de 2006, sendo que 11 adotaram o modelo nos últimos três anos. Esse número deve subir até 33 até o final da década, já que outras 12 mineradoras canadenses já avisaram que também devem migrar para este padrão.

Segundo Ulysses Magalhães, diretor de auditoria da KPMG no Brasil, essa tendência resulta da demanda de investidores e analistas. Assim, em seus relatórios financeiros as empresas podem apresentar relatórios mais confiáveis e uniformes. Não é preciosismo. Para se ter uma idéia da confusão provocada pela babel contábil que ainda impera entre as mineradoras, metade das novatas em IFRS teve uma variação superior a 10% no lucro líquido, somente pela mudança de padrão contábil.(Gazeta Mercantil/Finanças & Mercados - Pág. 4)(Aluísio Alves)

Nenhum comentário:

Postar um comentário