Translate

22 fevereiro 2007

Contabilidade dos EUA baixam lucro das empresas européias

Segundo a Agência Lusa (21/02/2007),

As regras contabilísticas dos Estados Unidos (US GAAP) reduzem os resultados das empresas europeias, contabilizados segundo as normas internacionais de contabilidade (que entraram em vigor em 2005), revela um estudo da JP Morgan.

O banco norte-americano, numa nota divulgada hoje, revela que analisou um conjunto de 80 empresas europeias de grande capitalização bolsista e que estão listadas na Securities and Exchange Commission (SEC) e harmonizou os relatórios de contas publicados em IFRS com os princípios de contabilidade dos Estados Unidos.

Em termos agregados, "os ganhos reportados são 19 por cento mais baixos quando alterados para uma base US GAAP", referem os analistas da JP Morgan.

"Excluindo não-recorrentes, que são habitualmente ajustados pelos investidores, estimamos que os resultados das empresas europeias possam ser superiores em aproximadamente quatro por cento face às empresas norte-americanas, devido sobretudo à contabilidade das pensões e a alguns aspectos da contabilização das aquisições", especifica a JP Morgan.

Como exemplo, o banco menciona o caso da WPP, empresa britânica de serviços de comunicação, cujos lucros são 30 a 40 por cento mais baixos em base US GAAP.

Os Estados Unidos têm estado a discutir a forma de aproximar as suas regras contabilísticas com as vigentes na Europa, dadas as grandes diferenças existentes e as consequentes dificuldades na comparação de contas, algo que assume grande importância devido à listagem de muitas empresas europeias nos Estados Unidos.

A IASB e a FASB, duas organizações que definem regras de reporte financeiro, "estão empenhadas em convergir as normas IFRS e GAAP, e, como tal, as diferenças de contabilidade deverão reduzir-se ao longo do tempo", acrescenta a JP Morgan.

Nenhum comentário:

Postar um comentário