Translate

10 janeiro 2007

Venezuela

As medidas de Chavez foram mal recebidas pelo mercado:

A Bolsa de Valores de Caracas registrou na metade do dia uma queda de 11.574 pontos (18,66%) em relação ao fechamento da última segunda como conseqüência do anúncio do presidente do país, Hugo Chávez, de nacionalizar empresas. (Agência EFE)

"Vamos rumo à república socialista da Venezuela", declarou o governante reeleito no dia 3 de dezembro com quase dois terços dos votos dos eleitores venezuelanos.Neste novo período presidencial também deverão ser modificados os contratos com as petrolíferas estrangeiras, afirmou. (idem)

A cotação do bolívar, a moeda nacional, disparou no mercado paralelo. O dólar foi negociado por 4 mil bolívares, ante a cotação de 2.150 bolívares pela taxa oficial. (Estado de hoje)

A Bolsa de Valores de São Paulo (Bovespa), por exemplo, recuou 1,92% e o risco Brasil avançou 1%, para 199 pontos. (Estado)

'Aos olhos do investidor, esses atos representam uma apropriação indébita de ativos. Infelizmente, o Brasil pode ser atingido por essas atitudes', afirmou Venilton Tadini, diretor do Banco Fator. (idem)

Nenhum comentário:

Postar um comentário