Translate

20 dezembro 2006

Good Food?

Com este título a The Economist (9/12/2006) contesta aqueles que pensam que para salvar o planeta é necessário tomar algumas medidas como comprar produtos orgânicos, produtos que são socialmente responsáveis ou produtos locais.

Produtos orgânicos - Pelo argumento da revista, agricultura é essencialmente ruim para o meio-ambiente pois significa redução das florestas e desmatamento. Os métodos orgânicos possuem uma produtividade menor por área plantada, o que significa uma maior área desmatada a médio e longo prazo.

Produtos justos - Correspondem aos produtos que se propõe remunerar o produtor por uma parcela mais justa do seu esforço. Pesquisas mostraram que a parte maior do lucro dos produtos justos ficam com o comerciante. Além disto, remunerar agricultores estimulam a produzir mais de commodities cujo preço está em baixa.

Produtos locais - Enfatiza o consumo de produtos que foram cultivados por agricultores locais. Seu objetivo é reduzir o gasto no transporte de produtos distantes até o local de consumo. Pesquisas mostraram que o maior consumo de combustível ocorre no trajeto casa-supermercado feito pelo comprador. Ou seja, é uma atitude ineficiente. Além disto, já se mostrou que é mais eficiente consumir um produto cultivado em terras distantes mas que utiliza menor energia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário