Translate

13 setembro 2006

HP 3

Reportagem do Estadão de hoje:

Espionagem derruba a presidente da HP

Patricia Dunn foi forçada a renunciar após determinar investigações irregulares que atingiram diretores da empresa e jornalistas

Agências internacionais

Um escândalo de espionagem interna derrubou a presidente do conselho de administração da fabricante de computadores Hewlett-Packard (HP), Patricia Dunn. A empresa anunciou ontem que ela deixa o cargo em janeiro. Os problemas que levaram à queda de Patricia começaram no ano passado. Ao descobrir que o conteúdo de reuniões privadas do conselho de administração haviam vazado para a imprensa, a executiva determinou uma investigação interna para descobrir a fonte desses vazamentos.

O problema é que essa investigação, feita por uma agência de detetives, envolveu grampos e métodos ilegais para se ter acesso aos telefonemas dados por diretores. Jornalistas da Cnet, uma revista online de tecnologia com sede em São Francisco, do The New York Times, do The Wall Street Journal e da Business Week, que teriam recebido as informações, também foram investigados.

O caso veio à tona em maio deste ano, quando a empresa anunciou que havia descoberto a fonte dos vazamentos: o conselheiro George Keyworth. A princípio, Keyworth se negou a deixar o cargo. Ontem, porém, com o rumo que os acontecimentos acabaram tomando, decidiu deixar o conselho. Mas não sem se defender: segundo ele, suas informações à mídia não tinham nenhum dado confidencial ou que pudesse causar danos à empresa.

O anúncio da descoberta da fonte de vazamentos, porém, chamou a atenção das autoridades americanas. A HP, então, começou a ser investigada pelo Departamento de Justiça americano, pela Promotoria da Califórnia e pelo FBI. Com o aumento da exposição, diretores da própria empresa começaram a fazer pressão pela saída de Patricia Dunn, o que acabou sendo anunciado ontem.

Patricia, que deixa a presidência mas permanecerá no conselho, será substituída pelo atual presidente-executivo da companhia, Mark Hurd, que acumulará os dois cargos. “Já estou tomando as providências para garantir que essas técnicas de investigação inadequadas não sejam mais empregadas”, disse Hurd em nota.

O executivo pediu desculpas pela investigação. “Infelizmente, essas investigações, que foram conduzidas por uma outra empresa, incluíram técnicas inapropriadas. Isso foi muito além do que nós consideramos apropriado, e por isso pedimos desculpas a todos os atingidos.”

Hurd, de 49 anos, tornou-se presidente-executivo da HP no ano passado, com a saída da executiva Carly Fiorina, que comandou a fusão da HP com a Compaq. E os dois não poderiam ser mais diferentes: enquanto Carly gostava dos holofotes - o que a tornou uma das executivas mais conhecidas dos EUA -, Hurd foge deles. O que talvez combine mais com a situação atual da empresa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário