Translate

20 agosto 2006

O Narcisismo e a Contabilidade


Qual a influência do narcisismo na contabilidade? Um estudo tentou verificar a influencia do narcisismo e foi apresentado no encontro anual da American Academy of Management. Este estudo procurou relacionar o efeito do narcisismo no desempenho da empresa.

Arijit Chatterjee e Donald Hambrick, da Universidade da Pensilvânia, estudaram o narcisismo em 105 empresas na área de computação e software. Para obter o narcisismo ele procuraram a existência de uma foto destacada do chefe no relatório anual, a sua presença nos comunicados à imprensa, o tamanho da sua entrada no "Who´s Who", a frequência do uso da primeira pessoa do singular nas entrevistas e a relação entre a sua remuneração e do segundo executivo mais bem pago.

Os autores encontraram que empresas com chefes narcisistas tendem a ter maiores mudanças (em termos de aquisição e fusão, investimentos em pesquisa e desenvolvimento etc) e seus resultados são mais extremados: grandes perdas ou grandes ganhos. Ou seja, o desempenho é mais volátil. Para os acionistas isto pode ser bom ou ruim.

A foto acima é de Larry Ellison. Qual a diferença entre Deus e Ellison? Deus não acredita que seja Ellison.

Fonte: The Economist, p. 51, 14/08/2006

Nenhum comentário:

Postar um comentário