Translate

10 agosto 2006

Fraude. No Xadrez


Um das atividades humanas onde não esperamos fraudes é o xadrez.

Uma notícia do New York Times mostra que dois jogadores estão sob suspeita de ter recebido ajuda de computadores num torneio denominhado World Open in Philadelphia. A fraude aconteceu através de uma escuta. Um dos jogadores, Steve Rosenberg, foi expulso do torneio; outro, Eugene Varshavsky continuou a jogar, mas toda rodada era vigiado de perto. O esquema de fraude de Steve é mostrado na fotografia

Eugene era um dos jogadores com pior desempenho antes de começar o torneio, mas já nas primeiras rodadas ele ganhou de dois grandes mestres, com as peças pretas. Para quem não conhece o jogo, ganhar com as peças pretas é mais difícil. Num dos jogos, Eugene ganhou do mestre John Bartholomew, que possui um rating de 2452; no outro, ganhou do grande-mestre Ilia Smirin, com rating 2659, com as peças pretas. Para se ter uma idéia, um rating de 2659 coloca Smirin entre os duzentos melhores jogadores do mundo.

Um outro grande mestre, Larry Christiansen, que não estava jogando o torneio, colocou os movimentos realizados pelo jogador num programa de xadrez de primeira linha, denominado Shredder, e constatou que os movimentos de Eugene eram iguais.

Apesar das coincidências, o diretor do torneio, Bill Goichberg, não encontrou nenhuma evidência de fraude. Entretanto, depois que Eugene passou a ser acompanhado de perto, ele começou a perder.

Clique aqui para ver a notícia no sítio da empresa que fabrica o programa.

Nenhum comentário:

Postar um comentário