Translate

23 agosto 2006

Balanço Social


Uma reportagem do Estadão de 23/agosto informa que nas grandes empresas a publicação de balanço social tem motivações econômicas.

Como é normal, não informa onde foi realizada a pesquisa, quando foi realizada, onde podemos obter uma cópia (fica parecendo coisa de consultoria, que deseja aparecer para a imprensa ou defender seus interesses).

Mas a reportagem informa que os analistas "esperam ver números claros sobre como o desempenho socioambiental impacto o valor da empresa". Acho esta afirmação contraditória pois a informação do impacto deve ser inferida pelos próprios analistas. A seguir a reportagem completa.

Balanço social, para render bem
Informações socioambientais são usadas como diferencial para atrair investidores
Andrea Vialli

Um estudo internacional realizado pela consultoria KPMG com 1,6 mil grandes empresas mostrou que 74% delas publicam relatórios de sustentabilidade (ou balanços sociais, como são mais conhecidos no Brasil) com objetivos econômicos - ou seja, tentam garantir com as informações socioambientais um diferencial para suas ações no mercado.

No Brasil, desde a década de 1990 as empresas vêm incorporando a tendência de publicar relatórios sociais, que já são usados pela comunidade financeira para avaliar a empresa a longo prazo. No entanto, ainda falta informação em conformidade com a realidade dos analistas de mercado, que esperam ver números claros sobre como o desempenho socioambiental impacta o valor da empresa.

“Falta transformar a responsabilidade social em números e mostrar seus impactos na produtividade, nos custos e nos riscos da operação da empresa”, diz Roberto Gonzalez, assessor de sustentabilidade da Apimec, associação que reúne os profissionais do mercado de capitais.

Segundo González, um dos pontos críticos é o fato de que esses relatórios só fornecem as informações socioambientais uma vez por ano, geralmente junto com o balanço financeiro anual. “O ideal seria se as informações fossem prestadas trimestralmente, como fazem as empresas de capital aberto em relação aos dados financeiros.”

Para isso, a Apimec negocia com a Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para que as empresas passem a prestar contas, voluntariamente, de seu desempenho também no campo socioambiental, junto com o balanço financeiro do trimestre.

“Com essa medida, teríamos um mercado de capitais mais interessado nesse tipo de informação”, diz. “Ainda há muito ceticismo quanto aos balanços sociais. Muitos analistas pensam que se trata de mais uma ação de marketing da empresa.”

FUNDOS

Um dos termômetros para o interesse no desempenho socioambiental das empresas é a criação dos fundos de investimento socialmente responsável (SRI, na sigla em inglês), que reúnem ações de empresas focadas em responsabilidade social. Desde 2002, cinco grandes bancos criaram carteiras com esse perfil que, juntas, acumulam um patrimônio líquido estimado em R$ 600 milhões.

“A médio e longo prazo, a tendência de análise de relatórios sociais deve se firmar no Brasil, pois os documentos já vêm ganhando maior credibilidade”, afirma o diretor da KPMG do Brasil, Alexandre Heinermann. Assim como os balanços financeiros, os relatórios sociais já têm de passar por auditorias para comprovar a veracidade das informações prestadas.

Para Luiz Maia, vice-presidente da Associação Nacional dos Bancos de Investimentos (Anbid), a publicação de relatórios sociais mostra que a empresa busca ser transparente. “Informações financeiras, todas as empresas de capital aberto prestam. Mas a informação socioambiental já é percebida pelo investidor como um diferencial para a empresa”, diz. “A maneira que ela lida com o meio ambiente, por exemplo, traz para os investidores uma noção do risco a longo prazo.”

NÚMEROS

1,6 milempresas foram pesquisadas pela consultoria suíça KPMG
80%das empresas publicaram relatórios sociais em 2005
50%das empresas haviam publicado relatório social em 2002, ano do estudo anterior
74%das companhias publicam relatórios por razões econômicas

Nenhum comentário:

Postar um comentário