Translate

18 julho 2006

Globalização e Copa do Mundo

Branko Milanovic escreveu sobre a importância e as lições da Copa do Mundo no processo de globalização. Milanovic chama a atenção para a existência de uma globalização do futebol, com uma conseqüência na concentração da qualidade e sucesso:

"Consider o número de clubes que tem qualificado para a Champion´s League. Se nós olharmos para o período de cinco anos entre 1967 e 1986, o número de diferentes times que qualificaram para as quartas de final variou entre 28 e 30. Nos próximos períodos de cinco anos, entretanto, o número cai para 26 e em períodos mais recentes (2000-2004) eram somente 24. (...) Menos e menos clubes estão fazendo parte da elite do futebol Europeu.

Ligas nacionais são similares. Desde que a English Premier League começou em 1992, somente um campeonato não foi vencido por Manchester United, Arsenal ou Chelsea. Na Itália, todos os campeonatos da Serie A desde 1991 foram vencidos por Juventus ou Milan [Este ano, com a punição, isto deverá ser uma exceção]. Na Espanha, todos os campeonatos desde 1985 foram vencidos por Real Madrid ou Barcelona [Isto não é verdade pois tivemos campeonatos vencidos pelo Sevilha]"

A razão disto está na possibilidade de reunir talentos. Uma outra conseqüência, segundo Milanovic, tem sido a menor discrepância entre os desempenhos das seleções nacionais. A mobilidade do trabalho permite que jogadores de toda a parte do mundo possam participar de equipes e, por conseqüência, melhorar seu desempenho. Estes jogadores irão compor as equipes nacionais de cada país.

E o Brasil? Acredito que a época dos campeonatos estaduais acabou. Cada vez mais a rivalidade deixará de ser entre dois times locais. Mais ainda, em algumas cidades teremos a decadência irremediável de certas equipes. E com o passar do tempo, somente algumas poucas equipes serão as candidatas naturais ao título.

2 comentários: