Translate

19 julho 2006

Cultura da Corrupção: Evidencia em Multas de Estacionamento

Contabilidade Financeira

Nós sabemos sobre a corrupção através da notícia dos jornais falando dos desvios de recursos públicos e da impunidade dos corruptos. Uma forma de medir a corrupção de um país é através de índices de corrupção, criados por institutos de transparência internacional.

Dois pesquisadores, Raymond Fisman e Edward Miguel, resolveram testar a validade destes índices através de uma evidência indireta: o comportamento do corpo diplomático de um país. Especificamente, do corpo diplomático na cidade de Nova Iorque.

Nesta cidade, em especial na Midtown Manhattan, conta com muitos diplomatas que servem nas Nações Unidas. Estes diplomatas possuem isenção de multa de trânsito. Ou seja, as multas de estacionamento proibido podem ser aplicadas aos diplomatas mas não são pagas. De novembro de 1997 ao final de 2002 foram mais de 150 mil multas não pagas.

A conclusão dos pesquisadores é que as violações de estacionamento apresentam uma forte correlação com outras medidas de corrupção.

Além disto, os pesquisadores encontraram uma redução das violações de trânsito dos diplomatas após o 11 de setembro. Conforme os autores:

"cultura, normas e emoções (...) tem um papel fundamental nas corrupção".

No levantamento dos autores, de 146 países, aqueles com maior média de violações de estacionamento no período analisado são:

1o. Kuwait
2o. Egito
3o. Chade
4o. Sudão
5o. Bulgária
6o. Moçambique
7o. Albania
8o. Angola
9o. Senegal
10o. Paquistão

O Brasil ocupa um vergonhoso 29o. lugar, com quase 30 violações por diplomata (contra 246 do Kuwait)

Clique aqui para ler o artigo em PDF e em inglês

Nenhum comentário:

Postar um comentário