Translate

06 junho 2006

Reduzindo Custos nas Cias Aéres 2

A conseqüência da redução dos custos está nos resultados das cias aéreas:

Companhias aéreas recuperam-se nos EUA
June 6, 2006 4:05 a.m.

Por Evan Perez e Melanie Trottman
The Wall Street Journal

Apesar dos altos preços do combustível, as grandes companhias aéreas americanas estão dando sinais de recuperação depois de cinco anos de perdas brutais, algo que muitos analistas e empresas não achavam possível há seis meses.

Os melhores resultados financeiros que sete das dez maiores companhias aéreas dos Estados Unidos apresentaram nos últimos meses refletem uma mudança fundamental de estratégia, que vai além do esforço das empresas mais antigas de arrancar bilhões de dólares em concessões dos trabalhadores. As grandes empresas aéreas, que por décadas insistiram em obter maior fatia de mercado a qualquer custo, agora se concentram com a mesma persistência na lucratividade de cada rota e vôo.

Companhias tradicionais — como a American Airlines e a Delta Air Lines, que arcam com grandes aposentadorias e outras obrigações trabalhistas anteriores à desregulamentação do setor em 1978 — abandonaram muitas das táticas que levaram à sua fraqueza cíclica. Cada vez mais elas se recusam a voar com aviões meio vazios para manter-se competitivas em determinadas rotas só para alimentar suas redes nacionais. Embora a recuperação ainda esteja nos primeiros estágios e possa descarrilar por causa de um aumento maior do petróleo ou de outros fatores, a nova ênfase que elas dão à lucratividade parece estar dando certo.

[airprice]

As seis maiores companhias aéreas tradicionais dos EUA — a American, da AMR Corp., a Continental Airlines, a Delta, a Northwest Airlines, a United Airlines, da UAL Corp, e a US Airways Group — estão pondo no ar bem menos aviões atualmente, esquematizando suas frotas e aumentando o preço das passagens onde podem. Novas estatísticas de 2005 mostram que essas companhias tinham juntas uma frota de 2.747 aviões, 21% a menos que no fim de 2000, segundo a Associação de Transporte Aéreo dos EUA (ATA).

A American, que é a maior empresa áerea do mundo em tráfego de passageiros, decidiu recentemente estacionar 27 MD-80s que ela havia usado durante muitos anos para ajudar a atender à maior demanda do verão americano. Ela concluiu que o custo de operar no resto do ano um avião mais velho e bebedor de combustível tinha um peso maior que o benefício de ter capacidade extra no verão.

Graças à forte economia dos EUA, a demanda pelo número menor de assentos disponíveis se manteve alta. No ano passado, as companhias americanas tiveram ocupação média de 77,6% dos assentos nos vôos domésticos e internacionais, ante 75,5% em 2004 — os índices mais altos desde 1946, segundo a ATA.

Nenhum comentário:

Postar um comentário