Translate

21 junho 2006

Conselhos de um Econometrista

Com o crescimento dos trabalhos empíricos, a facilidade de acesso a programas estatísticos e a pressão para publicar, estão surgindo cada vez mais trabalhos quantitativos de pesquisa em contabilidade. Em alguns desses trabalhos é perceptível a existência de falta de conhecimento na área quantitativa; em outros, a falta de reflexão sobre o tema pesquisado.

Talvez por esse motivo, o paper de Peter Kennedy, publicado no Journal of Economic Surveys, vol 16 , n. 4, em 2002, seja útil. Kennedy apresenta algumas recomendações interessantes e num determinado ponto o autor diz que:

"Um comentário de Ronald Coase que ´se você torturar um dado o suficiente, ele irá confessar´"

Ou seja, a ferramenta econométrica pode ser utilizada para provar o improvável. Nesse sentido, o autor chama a atenção para a necessidade de produzir a resposta correta para a pergunta errada.

Além disso, Kennedy enfatiza a necessidade de conhecer o que está sendo pesquisado. Isso inclui conhecer os dados: como foram gerados, como foram selecionadas as amostras, o que são as variáveis, como foram tratadas, etc. "Dados são números com um contexto. Conheça o contexto" afirma Kennedy. Isso inclui inspecionar as informações, fazer estatísticas descritivas, plotar gráficos, estudar o sentido da significância estatística dos resultados, relatar uma analise de sensibilidade (publicando todas as regressões rodadas, relatando o efeito no resultado de uma redução no período de tempo da pesquisa, por exemplo) etc.

Nenhum comentário:

Postar um comentário