Translate

22 maio 2006

Comportamento da Profissão mais antiga do mundo

Segundo notícia da ABC News dois economistas, Lena Edlund e Evelyn Korn publicaram um artigo, "Theory of Prostitution" no Journal of Political Economy onde analisam a profissão mais antiga do mundo.

Os autores tentam responder qual a razão para que essa profissão seja tão relativamente bem paga. Antes de responder a essa pergunta, os autores fizeram uma comparação entre os ganhos dessa profissão e de outras ocupações. Mesmo em diferentes ambientes e em diferentes épocas da história humana as prostitutas ganham mais que outras ocupações.

Utilizando um modelo matemático (sic), Edlund e Korn argumentam que o salário adicional não é decorrente do risco associado com o exercício da profissão, mas devido a redução das possibilidades de casamento em virtude da ocupação. Homens geralmente não casam com ex-prostitutas, então essas mulheres são relativamente bem recompensadas pelo custo de oportunidade.

Os autores também descobriram que a prostituição geralmente reduz quando a renda do homem aumenta.

Segundo a reportagem, "viúvas e prostitutas competem por commodities (na visão reducionista dos economistas) mas viúvas são distintamente superiores pois podem gerar crianças que são socialmente reconhecidas". Então, "se o homem tem dinheiro, ele tende a comprar um produto superior (...) e a comprar (alugar) um produto mais barato menos frequentemente". [Observem que estou citando a reportagem]

Além disso os autores observaram que quando a taxa homem sobre mulher aumenta tende a aumentar a lucratividade relativa da prostituição, quando se compara com o matrimônio.

Se a diferença é temporária devido a uma guerra, por exemplo, isso tende o incentivo a prostituição.

"Para os residentes permanentes de um local, o homem é um potencial participante do mercado de casamento e do mercado de sexo; já um visitante, somente o mercado de sexo está disponível". Isso significa dizer que quando aumenta o número de visitantes num local é normal o aumento da prostituição, como ocorreu nas cruzadas do século XII e ocorre hoje em certas cidades brasileiras.

Os autores não consideram supreendente a existência de um grande número de prostitutas entre as imigrantes. As mulheres imigrantes tem grande dificuldade de encontrar emprego, devido as barreiras da língua, por exemplo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário