Translate

26 abril 2006

O que fazer com o dinheiro que não é seu?

Um dos principais problemas de uma empresa moderna é o fato de que os objetivos de um administração podem não ser o melhor para seus acionistas. Esse dilema é denominado pela ciência de conflito de agência.

Os exemplos são inúmeros. No Brasil não temos ainda uma cultura que defenda, de forma integral, o princípio da entidade. Talvez por essa razão seja difícil perceber esse conflito no país. Em outros países, onde o mercado é mais desenvolvido, esse problema geralmente é noticiado.

Tomei três exemplos desses problemas apresentados pelo sítio Footnoted, especializado na parte narrativa das demonstrações financeiras:

a) A 1-800 Contacts pagou ao seu executivo US$12 mil por ano para "serviços domésticos". O relatório não é claro se esse pagamento é de uma babá ou um mordono ou um caseiro.

b) A WSFS Financial pagou para seus executivos serviços de planejamento financeiro sob a justificativa que era para encorajar hábitos pessoais na área financeira. Dois detalhes: os executivos são ricos; e a empresa atua na área financeira e provavelmente os executivos deveriam ser especialistas na área.

c) A Federated Department Stores deu aos executivos "desconto na compra de mercadorias". Não informa qual desconto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário