Translate

27 abril 2006

Livro na Era Digital

Quando Luca Pacioli publicou seu livro de contabilidade a imprensa tinha acabado de ser criada por Gutemberg. Estamos vivendo uma época de transição entre o conteúdo impresso para o conteúdo digital. Qual seriam as mudanças no conteúdo didático da forma como conhecemos?

Acredito que essa alteração tecnológica terá dois impactos significativos: na forma como divulgamos o conhecimento e no seu conteúdo.

Engana-se que pensa que a era digital é somente uma transposição do conteúdo impresso para o computador. Na realidade a própria essência do conhecimento transmitido deve-se alterar com essas mudanças tecnológicas.

Nos primórdios, o conhecimento era dado por uma obra impressa e só. Hoje, um livro didático é acompanhado por transparências, planilhas (depende da área) e eventualmente documentos adicionais em formato para ser lido por um editor de texto.

A produção de um conhecimento nos dias de hoje vem acompanhado de um pacote de conteúdos a disposição do cliente. Uma obra de primeira linha num país desenvolvido possui uma home-page onde os materiais adicionais estarão disponíveis. Além disso, a home-page torna-se um canal de acesso do leitor/consumidor ao produto. Em certas obras impressas já existe explicitamente uma citação a home-page, incentivando o leitor a consultá-la.

Além disso, um autor pode contar também com o Blog, com plataformas educacionais (como Hot Potatoes), com chat e comunidades virtuais.

Em outras palavras, a tecnologia está mudando a forma como o conteúdo está chegando ao aluno. Mas também está alterando o próprio conteúdo.

Com o rápido acesso ao mundo e suas notícias é possível construir rapidamente estudos de casos atuais, aumentar a agilidade com que um conhecimento chega ao aluno (um nova lei pode estar junto ao leitor instantes depois de sua aprovação, com comentários sobre seus efeitos sobre a contabilidade financeira, por exemplo), possibilitar que em sala de aula o professor possa ter o apoio da internet, utilização de informações mais próximas à realidade, aumento no dinamismo dos exercícios e dos exemplos utilizados entre outros fatores.

Ou seja, não é somente a tecnologia que está mudando, mas também o seu conteúdo. Isso significa que novos autores estão surgindo, mais adaptados as novas tecnologias. Esses autores provavelmente saberão utilizar de forma mais efetiva todas essas ferramentas. Ou, pelo menos, terão apoio de uma equipe que possa ajudar a criar conteúdos para os diferentes meios de propagação do conhecimento.

E isso é ótimo para todos nós.

Nenhum comentário:

Postar um comentário